Vai fazer um mês que perdemos o convívio terreno com Francisco Ramalho Neves, um sertanejo de Conceição, que amava a cultura nordestina e era fã do programa Cantos & Contos.
Na edição Nº 565, do Trocando em Miúdos, o boletim informativo do Sindicato dos Bancários da Paraíba, o jornalista e bancário aposentado do Banco do Brasil, Otávio Ivson, o nosso colaborador Cabo Zelão, fez uma bela homenagem a “Nevim”, como Ramalho também era conhecido.
O último voto de “Nevim”
Francisco Ramalho Neves, como foi registrado em Conceição, onde nasceu, lá no Vale do Piancó; Ramalho, como era conhecido no Banco do Estado da Paraíba, onde se aposentou como gerente de agência; ou simplesmente “Nevim”, como lhe chamavam os parentes e os amigos mais chegados, inclusive Paulo de Amália, com quem passava o dia quase todo conversando e arengando. Acho até que passaram a vida inteira assim, feito dois meninos.
Eu tive a felicidade e o prazer de também poder chama-lo de “Nevim”, desde dos bons tempos que eu apresentava o Forró do Cabo Zelão, pela Rádio Tabajara AM, que ele sintonizava religiosamente de segunda à sexta-feira, das 16h às 18h, para ouvir a tradicional música nordestina.
Era um ouvinte exigente, um sertanejo apaixonado pelas coisas da terra e um defensor intransigente da nossa cultura regional. Entre LPs e CDs, tinha discos de diversos artistas regionais, inclusive do conterrâneo Pinto do Acordeom, de quem era amigo, admirador e fã incondicional.
Todas as vezes que nos encontrávamos, quando eu ia ou vinha do Sindicato dos Bancários ele me abordava quase sempre com a mesma pergunta: “Quando é que o programa Cantos & Contos volta a ser gravado no Sindicato?”
O programa não voltou. Mas, pelo menos uma vez, “Nevim” foi assistir à gravação no Bessa Grill, com Bornai e Tarcísio.
Guardo, em meus arquivos, a foto dos três e a foto do seu último voto.
E, no meu coração, guardo uma enorme saudade do amigo que se foi.
Neste domingo, 16 de agosto, a família de Francisco Ramalho Neves “Nevim”, vai mandar celebrar a Missa de Trigésimo Dia, em sufrágio de sua alma, às 17h, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Miramar, João Pessoa – PB.