Troféu Gonzagão vai reunir grandes nomes da música em Campina Grande nesta quinta-feira, 7

troféugonzagão Site
troféugonzagão Site
Considerado como o  “Oscar do Forró” o evento consegue reunir mais de 150 artistas nacionais em uma mesma noite –
“Eu vi o sol, e a estrela matutina.Vou pra Campina nessa estrada pelo ar…” A “anunciação” é de Alceu Valença. Um dos mais importantes ícones da música contemporânea, cuja presença está confirmada no maior evento da música brasileira, no Nordeste: o Troféu Gonzagão 2015.
 
Neste ano, em sua VII versão, o Troféu Gonzagão faz um brinde à imortalidade da obra de Rosil Cavalcanti (in memoriam), à genialidade de Alceu Valença e à autenticidade de Os 3 do Nordeste. Homenagem justa para artistas que há mais de 40 anos tiveram seus sucessos consagrados e continuam presentes na cena musical do país. 
 
Para a alegria dos fãs dos poetas Nonato Neto e Nonato Costa e da produção do Cantos & Contos, a dupla Os Nonatos, que apresentam o programa, também vai ser homenageada nesta edição do Troféu Gonzagão, em reconhecimento ao conjunto de sua obra artística. 
 
Conhecido como o “Oscar do Forró”, por reunir mais de 150 artistas, instrumentistas, cineastas, produtores  e um público estimado em mais de mil convidados, o evento tem como objetivo a valorização dos artistas que mantém viva a música regional. Desde sua primeira edição, realizada em umas das salas do Centro de Ortodontia Integrado, o projeto foi consolidado há mais de 10 anos, homenageando ícones da música regional com visibilidade local, nacional e internacional. A exemplo de artistas como Dominguinhos, Elba Ramalho, Marinês, Raimundo Fagner, Chico César, Antônio Barros e Cecéu, Adelmário Coelho, Oswaldinho, Targino Gondim, Alcione, Beto Britto, Os Nonatos, Alcymar Monteiro, Pinto do Acordeon,Genival Lacerda, Mestrinho,Adelson Viana, Glorinha Gadelha, Sivuca, Camarão, entre tantos outros. 
 
A partir de 2009, devido ao crescimento exponencial do evento, uma parceria exitosa foi firmada entre o Centro de Ortodontia Integrado e  a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP/PB, através de seu presidente Francisco de Assis Benevides Gadelha, via  Projeto SESI Cultura Tradição da Paraíba.
 
Com o sucesso alcançado a cada ano de realização,  mais do que um evento cultural, o Troféu Gonzagão se transformou em um momento de exaltação e agregação de valor a um dos ritmos mais prestigiados do Nordeste: o Forró. 
 
Através do trabalho incansável de seus idealizadores, os ortodentistas Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso, o Troféu Gonzagão é uma prova viva que o Forró já ultrapassou “as velhas latadas” e conquistou o status de “Forró Classe A” se destacando em grandes salões, notadamente no Centro de Convenções Francisco Benevides Gadelha, na FIEP e até internacionalmente, sendo levado como bandeira pela nova geração a exemplo de Lucy Alves e Luan Estilizado,respectivamente.
 
O Troféu Gonzagão demonstra que o forró está mais vivo do que nunca. O fato de não estar em pauta nas grandes mídias, não invalida a força perene de suas raízes. O velho forró tem se renovado e tem muita passarela a sua frente. É como disse o jornalista Assis Ângelo – em conversa com o também jornalista e escritor José Nêummane Pinto – “estamos vivenciando aqui, a retomada da música nordestina com toda força e categoria, a música sai da feira para os grandes palcos”.
 
Isso mesmo. O forró deixou as velhas latadas e fez da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba o seu palácio. Fato é que, enquanto uma sanfona, um zabumba, um triângulo ecoar, o forró sempre terá seu espaço garantido em todos os salões brasileiros.
 
Os Nonatos
“Em reconhecimento a sua trajetória como uma das mais consagradas duplas e pela produção poética irretocável…”. O trecho citado justifica uma homenagem muito especial que Os Nonatos receberão em Campina Grande, no dia 07 de maio, durante o Troféu Gonzagão 2015.

“A essência do Troféu Gonzagão é de enaltecer a música e valorizar os artistas que lutam pela preservação de nossa cultura, assim, jamais poderíamos deixar de realçar o trabalho que Os Nonatos desenvolvem há mais de vinte anos”, declarou a ortodontista Rilávia Cardoso.

“A qualidade poética da obra dos Nonatos, bem como a sensibilidade com que descrevem nossas raízes, amores e desamores, já foi inclusive comparada às composições de Robertos Carlos pelo célebre ator Jackson Antunes; isso demonstra que não somos apenas nós que temos este olhar, pois somos muito criteriosos com cada nome que recebe esta homenagem”, enfatizou Aljamar Maia, também ortodontista.

Segundo Nonato Costa, Os Nonatos ficaram bastante surpresos e orgulhosos com a indicação, segundo ele “sermos reconhecidos e lembrados em um evento com a representatividade nacional do Troféu Gonzagão demonstra que a dupla tem trilhado o caminho certo, à medida que insistimos nas composições mais elaboradas, indo muitas vezes na contramão das gravadoras. Assim, receber essa homenagem pra gente é como receber um “Oscar”, reforçou o poeta.

Famoso pelos seus repentes fantásticos,  Nonato Neto preferiu comentar sobre a homenagem em verso:

Mês de maio na música o mundo fica
Com os olhos voltados pra Campina
O Troféu Gonzagão significa
Mais que um “Oscar” da música nordestina.

Spread the love