Nesta quarta-feira (4), o poeta, músico, compositor e apresentador Ton Oliveira será um dos homenageados pela Associação Brasileira de Jornalismo de Turismo da Paraíba (Abrajet-PB), que promove mais uma edição do Troféu Waldemar Duarte e da Comenda Wills Leal. O evento começa às 19h, no salão Diamante do Hotel Manaíra, em João Pessoa.
Waldemar Duarte, que dá nome ao troféu, foi um dos fundadores da entidade, criada há 31 anos. Já o jornalista Wills Leal, que empresta seu nome à comenda, além de fundador foi o primeiro presidente da Abrajet-PB.
Nessa noite festiva, a Abrajet-PB vai premiar personalidades de diversos segmentos da sociedade que se destacaram no turismo paraibano. Nesse contexto, Ton Oliveira vai receber o Troféu Waldemar Duarte pela composição da música intitulada “Paraíba Jóia Rara”, que enaltece com muita propriedade nosso povo, nossos geniais artistas e as belezas do nosso Estado.
A produção do Cantos & Contos parabeniza o apresentador do programa líder de audiência no segmento cultural pelo reconhecimento à sua obra e exalta a iniciativa da Abrajet-PB pela justa homenagem ao poeta, músico, cantor e compositor Ton Oliveira.
Ton, o filho de Juvenal de Oliveira
Quem foi que disse que o sucesso vem por acaso? Para que ele aconteça, tem que ter muita confiança, trabalhar duro e gostar muito daquilo que faz. Assim é a vida do cantor e compositor Ton Oliveira. Nascido em Campina Grande – PB, o artista absorveu o gosto pelas raízes culturais do Nordeste através do seu velho pai, poeta, repentista e compositor, Juvenal de Oliveira.
O cantor Ton Oliveira traz a música nas veias. Aos 14 anos de idade já acompanhava conjuntos musicais tocando triângulo e cantarolando músicas de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro, entre outros.
Com suas composições pra lá de hilárias, Ton se preocupa em agradar seu público, que independe de sexo, cor, idade, profissão ou condição social, e aproveita sua forma de expressão para chamar a atenção das autoridades do nosso país, atentando para os problemas sociais.
Em 1991 lançou seu primeiro disco (Forró pra Derreter), e até hoje vem destacando músicas de sua autoria, do seu pai e de outros parceiros, sendo algumas dessas músicas conhecidas no Brasil inteiro, a exemplo de: “Falta um Boi Vaqueiro”, “Morar no Cabaré”, “Locadora de Mulher”, “Sem Preconceito (O Boiola)”, “As Três Coisa Da Vida”, “O Prefeito”, entre outras.
Em 2005 o cantor lançou dois CD’s, um gravado ao vivo no Parque do Povo em Campina Grande – PB, no encerramento da Micarande (em abril do mesmo ano) e o outro um CD acústico (Pé-De-Serra) com regravações, onde o cantor resgata verdadeiras pérolas do cancioneiro nordestino, gravadas na sua originalidade pelos: Trio Nordestino, Os Três Do Nordeste, Elino Julião, Messias Holanda, Trio Mossoró, Assisão, dentre outros.
Em 2012 o cantor lançou mais um CD (Doido pra vadiar) Distribuído pela DN Music (Fortaleza – CE) e o seu primeiro DVD, gravado ao vivo na casa de show (BLITZ) em Queimadas – PB.
Ton Oliveira tem se apresentado nos maiores eventos do Nordeste e é, sem dúvida nenhuma, um dos maiores nomes da música nordestina, na atualidade.
Em janeiro de 2017, aceitou novo desafio e passou a apresentar o programa cultural mais consolidado em audiência na Paraíba, o Cantos & Contos, que vai ao ar todos os domingos, das 8h às 9h, pela TV Correio/Record.
Em maio de 2017, no Teatro da Facisa, em Campina Grande, Ton Oliveira reúne uma verdadeira constelação de artistas nordestinos para homenagear Antônio Barros e Cecéu, na gravação do DVD ABC do Forró.