Santanna – O Cantador e Os Três do Nordeste na gravação do Cantos & Contos desta quarta-feira, 25

CC grav 25032015 Site

CC grav 25032015 Site
Nesta quarta-feira (25), no Bar e Restaurante Bessa Grill, a dupla Os Nonatos recebe Santanna – O Cantador e Os Três do Nordeste para mais uma gravação do programa Cantos & Contos. Além da oportunidade de ver de perto esses dois ícones da cultura nordestina, a entrada é franca!

Os Três do Nordeste

Em 1969, os nordestinos Parafuso, Zé Cacau e Zé Pacheco uniram-se para montar o Trio Luar do Sertão. O grupo, que em 72 passou a se chamar Os Três do Nordeste, foi apadrinhado por ninguém menos que Jackson do Pandeiro, o Rei do Ritmo, como relatado na contra-capa do disco lançado em 1975: “Jackson chegou para Abdias e, com seu jeitão bem paraibano, falou: – Taí, Baixinho. Se tu quiseres ouvir três cabras bons, danados e lançar um elepê, é só me dizer que eu trago eles aqui.”

A referência de Jackson foi o empurrão essencial para o crescimento do trio que já tem quase 40 anos de carreira. Ao longo desse período, passou por cinco mudanças de formação. Um dos vocalistas, que ficou 10 anos na função, foi Mestre Zinho. Hoje, Parafuso continua na zabumba e faz os shows ao lado de Deda, vocalista e trianguleiro, e Edran, sanfoneiro.

Santanna – O Cantador

O maior influenciador do seu estilo é o imortal Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Em 1984, veio conhecer Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, de quem se tornou amigo particular. A admiração pelo Rei transformou-se em grande amizade. Participou de vários shows seus, fazendo a abertura e, em seguida, fazendo vocal.

Tornou-se cantor profissional em 1992. Santanna é um artista nordestino nascido em Juazeiro do Norte – CE, em 29 de fevereiro de 1960, recebido pelas mãos firmes, calosas e carinhosas da parteira Maria Baião. Dizem, que foi aí que se ouviu o seu primeiro aboio.

Santanna, o Cantador, descende de família de artistas e teve, na sua infância, a influência do aboio do vaqueiro nordestino, do canto das lavadeiras, do canto das rezadeiras e, finalmente, do canto dos cantadores violeiros e emboladores.

Atualmente, é o apresentador do programa Sala de Reboco, veiculado também aos domingos pela TV Tambaú/SBT.

E você não vai perder esses dois shows de talento e musicalidade dançante. Vai?

Spread the love