Neste domingo, 26 de março, o Cantos & Contos traz o forró e a animação de Jorge de Altinho (mais a espetacular participação de Antônio Barros & Cecéu). O programa, que é apresentado pelo poeta, músico, cantor e compositor Ton Oliveira, vai ao ar das 8h às 9h, pela TV Correio/Record, canal 12.
Esse menino cabra da peste, chamado Jorge Assis de Assunção, olindense de nascimento e altinense por adoção, se chama na verdade Jorge de Altinho. Ou melhor, como sua fama atravessou divisas, pode ser chamado até Jorge do Brasil. Título que seria mais que justo para esse compositor de mão cheia, intérprete de voz segura e inconfundível, que imprimiu sua marca registrada no forró nordestino, ao meter instrumentos de sopro no forró pé-de-serra, com o fole roncando por trás, cheio de magia.
Ao longo de sua carreira ganhou o respeito e a estima de muitos amigos, como o saudoso Chacrinha, que o convidou a participar de dezena de programas, resultando em vários discos de ouro e o carinho de colegas, a exemplo de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Alcione, Fagner, Zé Ramalho, todos com participações especiais em seus discos.
Hoje, com 31 álbuns entre vinis e CD, o artista reúne uma invejável bagagem musical, pois percorreu todo o Norte e Nordeste Brasileiro, cantando e encantando em clubes, exposições, festas de padroeiros, vaquejadas, aniversário de cidades, sempre com o mesmo entusiasmo do início da carreira, levando sempre uma mensagem de otimismo e um recado de amor, com a marca de seu balanço envolvente e com sua voz inconfundível.
Eis Jorge, que um dia foi de Olinda, de Caruaru, de Altinho e que hoje é do mundo, afinal suas obras pertencem ao universo dos amantes da boa música popular brasileira. Assim é Jorge, imutável pelo talento, corajoso como o sertanejo, detalhista, exigente em sua arte e sobretudo, o cancioneiro que fez o forró ganhar o mundo.
Gravação
Nesta quarta-feira, 29 de março, no Bar e Restaurante Bessa Grill, haverá gravação do Cantos & Contos, com a participação de Flávio José, Luizinho de Serra e Mariana Teles.
As gravações do programa começam a partir das 20h, sob o comando do poeta, compositor e músico Ton Oliveira e a entrada é franca!