Neste domingo, 14 de abril de 2024, Jeito Nordestino faz a alegria dos fãs do programa Cantos & Contos, das 8h às 9h, pela TV Correio/Record TV, sob o comando do comunicador Cléber Oliveira.
O trio de forró “Jeito Nordestino” existe desde 18 de maio de 2004. Criado por Adeildo Targino Lopes, o Dinho Bulau, vocalista e triangueiro do grupo, nasceu a partir de uma brincadeira entre seus familiares e amigos. Natural de Campina Grande-Paraíba, Bulau teve seu primeiro contato com a música ainda na infância e a família representa a sua primeira referência musical. Em casa admirava o trabalho de quatro sanfoneiros e dois zabumbeiros, além de sua mãe, cantora.
Em 2014 o grupo chega à sua terceira formação. Dinho Bulau e o zabumbeiro Geovanni Campos Sousa estão no grupo desde o início. Já Cristian Weverton Barbosa Rodrigues é o quarto sanfoneiro a atuar na história do “Jeito Nordestino”, integrando o trio há três anos. A proposta do “Jeito Nordestino” é renovar o forró pé-de-serra com canções que falam do povo paraibano, das suas histórias, tradições, de suas alegrias e tristezas, letras que cantam o Nordeste.
O nome “Jeito Nordestino” foi uma sugestão de Antonio Brito, cunhado de Bulau. Ele observou que o povo nordestino traz consigo características próprias, fortes e marcantes, um jeito único e especial de ser, traços compatíveis com a proposta musical do grupo, que também faz referência a grandes nomes da música nordestina como Luiz Gonzaga.
“Jeito Nordestino” já levou o som do forró a vários recantos do país e exterior. Em 2005, participou de um evento divulgando o São João do Nordeste em Brasília, na presença do então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Também estiveram em cidades como Bruxelas, na Bélgica, Paris, na França, Buenos Aires, na Argentina, e Quito, no Equador. Em 2014 completa 10 anos de estrada com 5 CDs e 2 DVDs gravados. O último trabalho celebra a década, contemplando releituras de clássicos da música popular nordestina. Dentre as composições de Bulau está “Nordeste Aclamar”, finalista do “Forró Fest” e regravada pelo padrinho do trio, o cantor Alcymar Monteiro.
O grupo de forró “Jeito Nordestino” trabalha de janeiro a janeiro e no período compreendido entre os meses de maio e julho – com destaque para o mês de junho, realizam uma média de 40 shows. Em 2014 o grupo participou d’O Maior São João do Mundo – a festa junina de Campina Grande-PB, pela oitava vez consecutiva, se apresentando no palco principal do evento.
Não perca a hora: se ligue na TV Correio/Record TV, neste domingo (14), das 8h às 9h, com a exibição de mais um programa Cantos & Contos, com o repertório dançante de Jeito Nordestino, apresentado pelo comunicador Cléber Oliveira. Confira! 💃🎤🎹🎶🎵🎤📺