Israel Filho faz o Cantos & Contos deste domingo de Páscoa (1°), das 8h às 9h, pela TV Correio/Record

Neste domingo de Páscoa (1°), a TV Correio/Record leva ao ar, pelo Canal 12 (João Pessoa), das 8h às 9h, o programa Cantos & Contos com a participação especial de Israel Filho. Confira!

O cantor e compositor pernambucano Israel Filho em 1979 recebeu um convite para cantar ao lado de Luiz Lua Gonzaga, no primeiro forró existente em Recife (PE), o “Forró Cheiro do Povo”, mais especificamente na cidade de Olinda, por onde cantou por aproximadamente um ano.

Em 1980 foi para São Paulo e continuou trilhando o caminho da música nos shows e pelos muitos Festivais de Música pelo Brasil. Em 1984 após tornar-se campeão do 1º FEMÚSICA na cidade de Apucarana (PR), partiu definitivamente para o caminho da música e entrou na gravadora Copacabana, onde gravou seu primeiro LP “Origens”. Em 1985 gravou pela PolyGram o LP “Sabor de Framboesa” e em 1987 gravou o LP “Gosto Bom”, um disco com muito xote, baião e arrasta-pé.

Mas, em 1990 que Israel começou a mudar a sua carreira, gravando seu quarto LP ”Sonho Vadio”, o qual trazia uma música que seria o seu grande sucesso: “Ai Que Saudade D’ocê” e daí em diante ele começou a despontar para o Brasil como uma das grandes revelações da Musica Regional. Em 1990 ganhou o Prêmio Sharp de Música. Em 1991, ganhou o Festival “Canta Nordeste” promovido pela Rede Globo. Em 1992 ganhou dois prêmios no Novo Festival da Record, como revelação e melhor letrista. Em 1992 lançou seu primeiro CD – “Saudades de Gonzagão”, em homenagem ao eterno Rei do Baião e novamente foi classificado para o mais um Prêmio Sharp de Música como melhor cantor regional. Em 1994 lançou seu novo disco “Amigos Pro Que Der e Vier”. Em 1996 lançou seu CD “O Barqueiro”. De lá pra cá Israel foi aperfeiçoando o seu trabalho e mostrando um estilo bem peculiar, misturando o som da sanfona com a viola, a zabumba com os violinos, o triângulo com o violão, e fazendo o seu trabalho bem diferenciado do que normalmente é feito em sua região, mostrando assim um leque mais aberto dentro de seu estilo musical, para que pudesse através de sua versatilidade cantar em outras regiões do Brasil.

Em 1996 teve a sua uma linda canção “O Sol da Manhã” gravada por Roberta Miranda. Em 1999 lançou o CD – “Pose de Valente”, onde foi cantar em New York, num grande show em homenagem a Luiz “Lua” Gonzaga, fazendo brasileiros e americanos cantarem juntos as coisas regionais de nosso Brasil. Em 2000 lançou uma coletânea “Canto Regional Brasileiro”, onde trouxe um xote arretado que compôs quando esteve em New York, “Forró em Nova York” homenageando este ritmo bem pernambucano. Em 2003 lançou o CD “Farra e Forró” e teve como destaque o baião “Na sombra do Juazeiro”. Em 2004 lançou um CD especial em homenagem à cidade de Caruaru, chamado de “Caruaru Festança” e em seguida lança sua segunda coletânea “Muitos Brasis”, reeditando músicas que marcaram em sua carreira e também com a participação do saudoso Luiz Lua Gonzaga quando apresentou Israel Filho ao povo brasileiro como um de seus seguidores, e ainda faz uma linda homenagem aos eternos ídolos brasileiros Ayton Senna, Pelé e Gonzagão na faixa título “Muitos Brasis”.

Em seguida lançou o CD “Atalhos do Coração” e mesmo dentro de sua regionalidade brasileríssima, trouxe neste trabalho uma linguagem muito romântica em forma de xote, baião e toada, abrindo o leque de possibilidades para continuação do trabalho além de épocas e fronteiras, onde se destacam: “Atalhos do coração”, “Solidão nunca mais” e “Casinha ao pé da serra” de sua autoria, além de composições de autores consagrados como Accioly Neto nas faixas “A natureza das coisas” e “Saudade da Boa”, e também Flávio Leandro, o poeta do sertão assinando as faixas “Fuxico”, “Tempo” e “Feliz da vida”, trazendo, porém uma grande surpresa no romantismo exótico da faixa “Ponto G” de autoria dos Nonatos, os poetas da Paraíba.

Em 2012 fez uma homenagem a Luiz Lua Gonzaga e compôs “Saudades de Gonzagão”, que abre o seu CD em homenagem ao saudoso Rei do Baião, para ser divulgado em todo Brasil, tendo inclusive participado de uma grande homenagem ao Rei do Baião no programa Sr. Brasil em 08/12/2012, apresentado pelo seu amigo Rolando Boldrin. Em 2013/2014 lançou o CD “O Cantador do Mundo”, com muito xote, baião e até ritmos caribenhos, um CD recheado de muita alegria, com destaque para as faixas “De Liverpool ao Maranhão”, “Miami Beach” a música título do CD “O Cantador do Mundo”.

Em 2018, lançou uma coletânea de vários sucessos de trabalhos anteriores e que objetiva difundir ainda mais o forró Gonzagueano pelo Brasil afora. Tem se apresentado em espetáculos abertos para grande público em shows dançantes, com músicos e bailarinos, como também tem um trabalho voltado para um show mais intimista quando se apresenta em teatros e com um número menor de músicos, exibindo um repertório eclético que vai da toada à MPB.

Gravação

Nesta quarta-feira, 04 de abril, no Bar e Restaurante Bessa Grill, haverá gravação do Cantos & Contos, com a participação de Forró D2 e Luizinho de Serra.

As gravações do programa, começam às 20h e a entrada é gratuita.