Quem aniversariou esta semana foi Nonato Costa

DSC 1574-1 mod 5x2

DSC 1574-1 mod 5x2
Parabéns, poeta!

A equipe do Programa Cantos & Contos prestou uma singela homenagem a um dos seus apresentadores, que aniversariou nesta terça-feira, 12 de novembro. Trata-se do cearense de nascimento e paraibano de coração, Raimundo Nonato Costa, que apresenta o programa com Raimundo Nonato Neto, seu parceiro na dupla Os Nonatos.

E quem é essa figura ímpar?

Raimundo Nonato Costa é um típico escorpiano: teimoso, possessivo e perseverante!  Com ele não tem meios termos: ou ama ou odeia, ou fica por inteiro ou vai embora. Na sua vida não há espaço para a dúvida nem a indecisão.  É o nono, dos dez filhos dos agricultores dona Augusta e Manoel Alexandre.

Nasceu em Santana do Acaraú, interior do Ceará, no dia 12 de novembro de 1969, precisamente no Sítio Riacho dos Porcos.  Anos mais tarde mudou-se para o Sítio Camará. Com 13 anos, ele deixou aquele lugar. O Sítio Camará era pequeno demais para abraçar o seu talento. Decidido, partiu, levando na bagagem: a viola, as emoções e lembranças que alimentariam os sonhos em busca de suas realizações.

Usou a força de seu caráter como bússola para lhe guiar rumo à conquista de seus objetivos. No caminho que traçou para si enfrentou muitas batalhas. Lutou muitas lutas. Foi moldado a ferro e fogo, a pão e água, sublimado em riso e pranto. Todos os obstáculos encontrados no caminho foram cristalizados, ele seguiu firme, aprendeu lições, usou em seu favor, rompeu a concha, se reinventou.

Seguiu sua trajetória como um exímio repentista. Cursou Letras. Formou-se na vida e nos versos. Em 28 de julho de 1988 em Cajazeiras, ocorreu o fato que mudaria o rumo de sua vida: o primeiro encontro com Raimundo Nonato Neto, seu grande parceiro e amigo. No dia 10 de janeiro de 1992 a formação da dupla é oficializada, começando a partir de então um “casamento” de sucessos e uma seqüência de grandes vitórias e inúmeras conquistas.

Sua história de vida, tão comum aos milhares de brasileiros, filhos do Nordeste, nos remete a lição da pérola: que nasce do sofrimento, do atrito, dos pequenos ferimentos que lhe foram causados e se transforma em jóia preciosa.

Assim é Nonato Costa. Um artista admirável. Interessado na política e nos seres humanos. Diverso como convém a todo poeta. Uma pérola rara!

BeFunky NonatoCosta

Spread the love