Há cerca de três meses em tratamento em São Paulo, o cantor e compositor Pinto do Acordeon, 71 anos, será trazido de volta à João Pessoa no dia 26 deste mês para continuar os cuidados médicos junto à família, em casa.
Diabético e necessitando de sessões diárias de hemodiálise, Pinto estava morando no apartamento de uma filha na capital paulista, para se manter próximo ao Hospital da Beneficência Portuguesa, onde vem tendo acompanhamento.
Na última sexta-feira (19), o artista entrou num “quadro muito grave de saúde” na avaliação dos seus médicos, segundo relato de familiares. O filho e também artista Mô Lima confirmou neste domingo (21) ao Festar: “É grave”, sem entrar em detalhes.
Ele disse que vai a São Paulo para trazer o pai e a mãe, Madalena Alves, de volta em UTI aérea. Não há confirmação, mas o contexto indica que ter Pinto do Acordeon em casa tenha sido uma decisão da família após avaliação dos médicos.
Outro filho, Samuel, já havia dito que a família estava em fase de muitas orações pelo patriarca, fazendo apelo para que os fãs façam o mesmo.
Muito próxima da família, Adriana Jerônimo foi outra pessoa a confirmar o estado de saúde de Pinto. Ela obteve notícias em telefonema da esposa do artista, no sábado (20).
Shows limitados
Já no final do ano passado, Pinto havia limitado geograficamente onde fazia shows. O fato de precisar de hemodiálise diariamente, sua agenda de apresentação era montada com localizações próximas de João Pessoa, ou em cidades em que houvesse serviços de hemodiálise.
Além das complicações decorrentes do diabetes, Pinto do Acordeon tem câncer na bexiga, o que foi detectado durante a estadia no Hospital da Beneficência Portuguesa.
Os problemas de saúde nunca derrubaram a alegria do cantor e compositor – um dos mais importantes artistas da música paraibana que teve influência direta de nomes como Luiz Gonzaga.
Em março deste ano, já em tratamento em São Paulo, Pinto fazia planos para os shows durante o período junino: “Estou ótimo, me preparando para o São João. Minha agenda já está grande. Tenho show em Patos, Campina Grande, João Pessoa, Teixeira”, disse o artista na época ao Portal T5.
Snides Caldas – Festar Muito