ADEUS João Gonçalves – Artigo de Ajalmar Maia

O Brasil, especialmente o Nordeste, particularmente a Paraíba, no planalto da Borborema perde uma referência que se tornou ícone na música nordestina com repercussão nacional, o nosso grande poeta João Gonçalves. Se projetou em todos os recantos do país com suas músicas engraçadas, com o tempero da malícia sadia e inteligente, própria dos gênios.

Assim ele fez o franchising nacional com uma franquia da Botique de Severina Xique-xique em todas as cidades do Brasil. Abriu o Bar em homenagem a Seu Lucena em toda rua que se quisesse uma boa conversa; o Galeguim do Zói Azul ficou órfão do pai de criação; os companheiros de Pescaria lá em Boqueirão estão tristes pela perda do amigo; e, até Maria com aquela troxa tão danada não veio lavar roupa; pois é, velhos amigos ficamos desolados, até pra comer aveia tá difícil sem João Gonçalves.

Tive a honra e o privilégio de compor em parceria com o mestre (Carente de você, Não vi, não voga, Secretaria do lar, Não precisa ser assim, Só como a Kilo, Decidido e teimoso, Gratidão) que muito me proporcionou musicalmente e em amizade. Dona Glorinha sua grande companheira de todas as horas, receba nossas condolências, ampliada a toda a família e externo minha gratidão pelos dias e dias que nos receberam em sua casa com tanta fidalguia.

Ajalmar Maia

Com esta belíssima homenagem de Ajalmar Maia ao genial poeta, cantor e compositor João Gonçalves, a produção do programa Cantos & Contos se solidariza com a família enlutada, os amigos e os fãs pela morte desse grande ícone da música paraibana e nordestina, ocorrida nesta segunda-feira (21), aos 85 anos, em Campina Grande, cidade onde nasceu e morava.

De acordo com a família do artista, ele sofreu um infarto enquanto dormia.

João Gonçalves nasceu em 29 de maio de 1936 e era conhecido por escrever músicas de duplo sentido. Em parceria com Genival Lacerda, que morreu em janeiro desta ano vítima de Covid-19, compôs sucessos como “Severina Xique-Xique”, “Galeguinho dos Zoi Azu”, “Mate o Veio”, “Burrico da Gabriela”, “Pescaria em Boqueirão”, entre outras. Além de Genival, João também teve músicas cantadas por Elba Ramalho, Dominguinhos e outros artistas.

O Cantos & Contos também teve o privilégio de receber em seu palco a criatividade poética bem humorada e irreverente de João Gonçalves. “Numa dessas gravações, ainda lá no Sindicato dos Bancários da Paraíba, momentos antes do início da gravação, Nonato Costa provocou João lhe perguntando por que estava de óculos escuros à noite. Na bucha, o artista respondeu também perguntando ‘E o programa não vai ao ar de dia?’, arrancando uma gargalhada generalizada dos que foram acompanhar a gravação. E é esse João Gonçalves inteligente, irrequieto, criativo, irreverente bem humorado que vamos guardar na memória. Rogamos a Deus que o acolha em sua morada e dê forças e muita fé aos familiares para superarem esse momento de dor”, concluiu Celso Soares, produtor do Cantos & Contos.

Spread the love